terça-feira, 20 de outubro de 2015

Exu1
substantivo masculino
B
  1. 1.
    rel orixá do panteão nagô ou cada um dos entes espirituais que fazem de criados dos orixás e de intermediários entre estes e os homens, dados como de índole vaidosa e suscetível [Desde a África, assimilado pelos missionários cristãos ao diabo cristão, Exu faz tb. de entidade protetora e ligada aos ritos de divinação nas religiões afro-brasileiras.] ☞ inicial maiúsc.
  2. 2.
    rel na quimbanda, no catimbó e em alguns centros de umbanda, cada um de inúmeros seres inferiores, espíritos do baixo mundo astral, cuja atividade pendula entre o Mal e o Bem ☞ inicial freq. maiúsc.

(Fonte - Dicionario virtual)

Exús Animais

Os Exús Animais são Guardiões que assumem formas e carregam nomes de animais. Os Exús Animais são grandes senhores da Quimbanda, que trabalham na Alta Magia. Dentre os exús, os trabalhos dos exús animais são os mais fortes que existem. Mas por que isso? Por que esses exús, por mais que sejam mestres de Quimbanda, são os mais iluminados que existem, trabalham tanto na luz quanto nas trevas, e é isso o que os torna tão poderosos e requisitados nos terreiros. Muitas pessoas que já viram a imagem astral de um exú animal, dizem que eles se vestem quase sempre de branco, ou tem traços dos animais cujo nomes eles carregam. Eu mesmo conheço duas pessoas que trabalham com Exú Morcego, e um deles tem a forma astral de um híbrido Homem/Morcego, possuindo um focinho de um morcego, baixa estatura, braços deformados como asas, etc.
Dentre seus campos de atuações mais comuns há a proteção, o fazer e desfazer de demandas, o descarrego e, principalmente, a saúde! Há demandas que apenas podem ser desfeitas pelos exús animais, pois eles são especialistas em magia. Os exús animais não tem um campo energético específico (encruzilhadas, estradas, cruzeiros, etc.), assim pegando, cada um, um campo. Vou aqui citar alguns exús animais, suas falanges, e onde atuam quando o assunto é campo energético:
Exú Morcego - Comanda Exú Coruja, Exú Asa Negra, Exú Corvo - Seu campo energético, assim como de seus trabalhadores, é em encruzilhadas com muitas árvores, ou figueiras.
Exú Gato Preto - Comanda Exú Pantera Negra - Seu campo energético é em cemitérios com muitas árvores, e encruzilhadas.
Há ainda vários outros exús animais: Exú Tigre, Exú Cobra, Exú Escorpião, Exú Aranha, Exú Lobo, etc.

(Fonte - 
Portal do Yawô )

Um comentário:

  1. Casino Site Review 2021 | Lucky Club
    We reviewed several of the best gambling sites for players. From the first games to the latest promotions, luckyclub.live you can bet  Rating: 4 · ‎Review by LuckyClub

    ResponderExcluir